Comédia no cardápio para tijucanos
- Ana Carolina Henriques e Geovana Pessôa
- 3 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de dez. de 2025
Restaurante aposta no humor para alcançar novos públicos

No coração da Tijuca, a diversidade de restaurantes encanta a clientela faminta, em busca de sabores distintos que fogem do padrão dos estabelecimentos tradicionais. O cheiro das carnes e o som dos talheres, agora, são acompanhados das risadas do público, isso porque um estabelecimento resolveu fazer diferente. Localizado na rua São Francisco Xavier, e antes conhecido como um restaurante italiano, o Da Vinci adiciona em seu menu um novo prato: o stand-up. Encontrando uma nova maneira de atrair clientes, a casa abre seus palcos e passa a ser o Da Vinci Comedy Club.
Sob a gestão artística de Marcos Castro e Luciana D’Aulizio, integrantes do Castro Brothers, o novo point de stand-up continua funcionando como restaurante comum, mas seu segundo andar é reservado para shows de comediantes consagrados, estreantes, e nomes viralizados nas redes sociais digitais. A ideia de transformar um espaço gastronômico em um clube de comédia surgiu de um encontro casual. Um amigo apresentou um dos donos do restaurante a Marcos Castro, comediante tijucano e youtuber que acumula mais de cinco milhões de inscritos em seu canal, e a humorista Luciana D’Aulizio. “Já havia uma vontade de ter um espaço perto de casa para nos apresentarmos. Por acaso, um dia, um amigo nosso acabou nos apresentando a um dos donos do restaurante e, um tempo depois, estabelecemos essa parceria”, afirma Luciana.
O resultado disso é um espaço que continua sendo restaurante, mas, ao anoitecer, vira um palco para comédia. As luzes são ajustadas, as mesas se aproximam do pequeno palco, direcionando o comediante ao início do seu show. Os clientes viram a plateia e as risadas são cortesia da casa. A programação, dirigida pelo Castro Brothers, mistura nomes conhecidos com noites experimentais, testando novos formatos para chamar o público: “volta e meia fazemos umas noites experimentais, com propostas mais inusitadas, justamente para termos liberdade para experimentar mais possibilidades dentro do humor”, comenta D’Aulizio.
Desde a abertura do Da Vinci Comedy, o espaço vem atraindo clientes fora do eixo da Tijuca com visitantes de outros lugares da cidade. Para quem vive no bairro, o clube vira uma referência: “Atraímos pessoas não apenas da Tijuca, mas também de outros cantos da cidade. E, para o tijucano, ter um espaço assim é importante porque nós, que vivemos neste bairro, sempre convivemos com poucas opções de entretenimento em relação à Zona Sul e até à Barra”.
Pelo visto, Luciana tem razão. A professora Carolina Ecard, moradora de Niterói, foi conferir o show do casal e aprovou: “Adorei a proposta da casa. Me animei em conhecer justamente por causa dos shows de humor”.
E por falar em Tijuca, Marcos e Luciana compartilham um afeto profundo pelo bairro da Zona Norte. Ambos nasceram, cresceram e se casaram em terras tijucanas, próximos de amigos e familiares. O amor pela região transborda nas veias dos comediantes. “Eu e Marcos somos tijucanos, vivemos aqui durante nossa vida inteira, nossas famílias moram aqui, vários amigos nossos moram aqui, nos conhecemos e nos casamos aqui [...] também era interessante para nós ter um palco para apresentar nossos shows, localizado perto de casa”.
A proposta de reunir gastronomia e comédia pode ser inovadora, mas não é a única na cidade. O Rio Café Comedy Club, no Centro, é um espaço dedicado exclusivamente à comédia, com uma programação variada que inclui música ao vivo, stand-up, improviso e open mic. No local os clientes encontram comidas e bebidas deliciosas, além de um ambiente climatizado para aproveitar durante o show. Semelhante ao Da Vinci, o Coliseu Rio, na Taquara, mistura shows de stand-up, performances de música, karaokê em 3D, acompanhado de rodízios de pizza e pratos executivos a preços acessíveis. Ao lado do restaurante tijucano, esses três estabelecimentos consolidam o melhor da comédia nas noites cariocas.
Mesmo com o foco no trabalho e no humor, a família Castro D’Aulizio mantém o olhar voltado para o futuro – e os filhos do casal já despertam curiosidade. Será que seguirão os passos dos pais?
“Eles ainda são muito novos. Davi, meu mais velho, tem 9 anos, e a caçula, Clara, tem apenas 2. Então, é muito cedo para pensar nisso e queremos que eles tenham a liberdade para trilharem a carreira que quiserem”, comenta Luciana. “De qualquer forma, procuramos sempre trazer para o dia a dia a importância de serem criativos e de nunca deixarem de olharem a vida com senso de humor e de um jeito mais leve.”
Com a gestão do Da Vinci Comedy Club, Marcos e Luciana criaram não apenas um espaço de entretenimento, mas também um ponto de encontro entre gerações do humor brasileiro – uma vitrine para talentos e um palco para boas risadas, bem no coração da Tijuca.
Publicado por Alexandre Augusto
.png)




