Calçada Maravilha: obras nas calçadas da estrada do Quitungo, em Brás de Pina, estão próximas da finalização
- Vinicius Rodrigues
- 2 de dez. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de jan.
As obras de urbanização do bairro visam proporcionar acessibilidade e bem-estar aos moradores

Foto: Vinicius Rodrigues
Sair de casa para fazer uma caminhada, ir ao mercado ou resolver as pendências do cotidiano eram desafios para os moradores da estrada do Quitungo, localizada em Brás de Pina, bairro da Zona Norte do Rio. O trecho estava repleto de desníveis no solo, com muitos buracos, além de carros e caminhões estacionados nas calçadas, que atrapalham o ir e vir dos pedestres.
Diante disso, a Prefeitura do Rio criou o programa de infraestrutura e urbanização "Calçada Maravilha", que visa trazer mais comodidade e acessibilidade aos moradores de diversas regiões do Rio de Janeiro. As obras na estrada do Quitungo tiveram início no primeiro semestre de 2024, e contemplam todo o trecho, que possui mais de dois quilômetros de extensão. E durante o término desta matéria, as obras aparentemente foram finalizadas, pois não há mais maquinários, nem funcionários trabalhando, mas sobraram alguns trechos que ficaram de fora das obras.

Em outubro deste ano, a página “Brás de Pina da Depressão”, no Instagram, que divulga informações sobre o bairro para os seguidores, reclamou em um post sobre os trechos da estrada do Quitungo que ficaram sem as obras:
“Nos foi prometido calçada, e está inacabada, iluminação e asfalto, e até agora nada, nós estamos abandonados há mais de 30 anos. E quando pensamos que finalmente iria acontecer, começou e parou.”
Procuramos a Assessoria de Imprensa de Infraestrutura da Prefeitura do Rio, e obtivemos a resposta de que a obra não é de responsabilidade do município. No entanto, em postagens do vereador do Rio de Janeiro Ulisses Marins (partido), membro da Comissão de Obras Públicas e Infraestrutura da Câmara Municipal do Rio, são visíveis placas e uniformes dos trabalhadores com o nome da Prefeitura do Rio. Também questionamos o vereador sobre o custo das obras e outras informações, mas até o fechamento desta reportagem, não obtivemos resposta.

As obras são feitas para deixar as calçadas lisas, sem buracos, trazendo acessibilidade às pessoas com deficiência, com rampas de acesso nos locais de travessia, e nas faixas de pedestres, possibilitando o deslocamento dessa população pelas calçadas. Dessa forma, evitam-se, por exemplo, acidentes, algo que a moradora da região há 30 anos, Edna Rodrigues, infelizmente conhece muito bem, apesar de não conviver com uma deficiência física.
"Eu já caí várias vezes nesses buracos, já ralei os meus braços e joelhos, e o pessoal que estava passando pelo caminho, me ajudou a levantar", disse a dona de casa.
Edna aprovou as novas calçadas lisas, mas reclama dos carros que estacionam fora das baias destinados a eles, pois diminuem o espaço para andar, e questiona o material utilizado para o pavimento das obras.
"Não sei se isso é normal, porque depois que a calçada está pronta, fica essa poeirada, quando bate um vento, essa nuvem de poeira chega na gente, e eu tenho que andar com um pano úmido na bolsa para limpar minhas pernas, pois após um tempo andando nas calçadas, minhas pernas ficam sujas por conta dessa poeira", reclama a moradora.

As obras também trouxeram espaços exclusivos de estacionamento para carros de passeio, que reduzem o ambiente dos pedestres quando estão estacionados nas calçadas. Porém, mesmo com essa novidade, os motoristas continuam a estacionar os carros fora desses locais reservados para eles, pois não há vagas para todos.
Em janeiro deste ano, outros bairros da Zona Norte da cidade, em Irajá e Marechal Hermes, também foram contemplados com novos espaços revitalizados. Em Irajá, calçadas foram revitalizadas pelo programa Calçada Maravilha, e em Marechal Hermes, a Praça Lautaro ficou como nova após reformas.
Na inauguração da Praça Lautaro, em Marechal Hermes, ocorrida naquele mês, o Prefeito do Rio, Eduardo Paes afirmou: "Nós não vamos resolver tudo, mas o que eu posso garantir é que vamos organizar a casa, trabalharemos muito, estaremos presentes e trataremos com respeito o cidadão carioca".
Publicado por: Nicole Galvão